Concurso Exército

Concurso Exército CA/CFrm divulga novo edital com soldo de R$ 8 mil

Passar em um concurso público é o sonho de muitas pessoas, principalmente nas forças armadas pelo seu alto salário e estabilidade. Recentemente, o exército do Brasil disponibilizou um certame de admissão para o Curso de Formação de Oficiais da Ativa (CA/CFrm). O edital é o quarto disponibilizado em 2021 e conta com 22 vagas para iniciar imediatamente para quem é engenheiro.

O curso formará engenheiros militares nas mais diversas especialidades. Quem for aprovado, deve seguir as ordens do IME para conseguir ser aprovado em todas as etapas e eventualmente ser contratado. O curso de formação é realizado no próprio instituto no Rio de Janeiro. 

Veja também:
Concurso FeSaúde Niterói – RJ: edital atualizado; 898 vagas de emprego público
Concurseiros, atenção: a Polícia Militar de Minas Gerais abriu mais de 1.800 vagas para concurso
Concurseiros, atenção: a SEAP PA divulgou o edital do novo concurso da Polícia Penal com quase 2 mil vagas

Concurso Exército CA/CFrm: vagas

Com foco voltado nas engenharias, das 22 vagas disponibilizadas serão formados engenheiros de comunicações (3 vagas para ampla concorrência e 1 vaga exclusiva para negros); engenheiros da computação (3 vagas para ampla concorrência e 1 vaga exclusiva para negros); engenheiro elétrico (1 vaga para ampla concorrência); engenheiro eletrônico (2 vagas para ampla concorrência); engenheiro de produção (2 vagas para ampla concorrência); engenheiro civil (3 vagas para ampla concorrência e 1 vaga exclusiva para negros);engenheiro mecanico (3 vagas para ampla concorrência e 1 vaga exclusiva para negros); engenheiro metalúrgico/materiais (1 vaga para ampla concorrência). O salário inicial é de R$8245,00 podendo aumentar conforme o tempo e o crescimento de carreira. 

Pré-requisitos para participar do concurso do Exército CA/CFrm

Para ser um Oficial da Ativa você deve ser um brasileiro homem ou mulher naturalizado, no caso das mulheres é preciso ter sido voluntária para o serviço militar, é necessário possuir formação educacional de ensino médio, não ter sido desligado de algum órgão militar por motivos disciplinares, não ter realizado atos ilegais nos últimos 5 anos, estar em dia com suas obrigações militares se for homem, estar regularizado em suas obrigações eleitorais, não possuir tatuagens com ilustrações proibidas conforme exposto no edital, ter até 26 anos no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula (ano seguinte ao do concurso) e possuir altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e altura mínima de 1,55m, para o sexo feminino.

Concurso Exército CA/CFrm: inscrições

Para se inscrever para as provas iniciais do concurso, é necessário respeitar o prazo de 15/07 a 31/08. A inscrição pode ser realizada no site do IME e a taxa de inscrição custa 100 reais. Você poderá conseguir isenção caso esteja inscrito no CadÚnico e conseguir ocmprovar baixa renda, se você for doador de medula óssea e se for um dependente de algum ex combatente morto ou incapacitado em ação. 

Concurso Exército CA/CFrm: etapas

Quem se inscrever no concurso do IME, seja para Oficial de Reserva como Oficial da Ativa, deverá passar por cinco etapas de avaliação sendo elas: Exame Intelectual, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e Procedimento de Heteroidentificação. Confira mais detalhes sobre cada uma delas:

Concurso Exército CA/CFrm: Exame Intelectual (EI)

O exame intelectual é a primeira etapa do processo seletivo e é classificatório e eliminatório. Ele conta com uma prova no valor de 10 pontos que possui uma prova objetiva e redação. A data provável de realização dessa etapa será de 27 e 28/10/2021. O conteúdo a ser explorado na prova pode variar de acordo com o cargo, pois exigirá conhecimentos específicos, conhecimentos em portugues e conhecimentos em língua estrangeira inglesa. Quem não conseguir uma pontuação mínima de 5 pontos é automaticamente excluído das outras etapas.

Concurso Exército CA/CFrm: Inspeção de Saúde (IS)

A inspeção é realizada por um conjunto de médicos que trabalham no IME na cidade do Rio de Janeiro. É necessário comparecer com diversos documentos relacionados à saúde para comprovar que poderá exercer suas funções e impedir que haja riscos à sua saúde. Podem ser realizados exames laboratoriais como hemograma, glicemia, uréia, creatinina, tipo sanguíneo ABO RH, coagulograma, sífilis, HIV, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico, eletrocardiograma, EAS e EPF, exame ginecológico e BHCG/TIG no caso das mulheres, audiometria, exames toxicológicos e muitos outros para atestar a saúde do candidato. 

Exame de aptidão física

Para ser aprovado nos exames de aptidão física você terá direito a duas chances na realização das tarefas em dias diferentes caso você falhe na primeira tentativa. Para os homens é necessário se submeter a uma corrida de 12 minutos de duração e percorrer 2,1km e conseguir realizar 30 abdominais supra além de 12 flexões. No caso das mulheres é necessário se submeter a mesma corrida de 12 minutos num trajeto de 1,85km e conseguir realizar 27 abdominais supra e 10 flexões de braço. 

Avaliação psicológica

Essa etapa é a mais subjetiva e realizada também pelo IME no Rio de Janeiro, em que os candidatos passam por um teste psicológico para analisar seu intelecto e identificar traços de personalidade e comportamentos.

Procedimento de heteroidentificação

Esse é um procedimento que gera muita polemica mas ainda é realizado pelo exercito, em que os candidatos que se inscreveram tanto como negros como em ampla concorrencia possam declarar sua orientação sexual e haverá uma comissão para analisar se julgam as informações como verídicas. 

Concurso Exército CA/CFrm: mais informações

O edital do certame pode ser acessado na página web do Diário Oficial da União do dia 23/06/2021. Caso ainda fique alguma dúvida você pode entrar em contato diretamente com o instituto através dos números de telefone (21) 2546-7007 e (21) 2546-7132 ou ainda pelo e-mail vestibular@ime.eb.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *