concurso da Polícia Penal

Concurseiros, atenção: a SEAP PA divulgou o edital do novo concurso da Polícia Penal com quase 2 mil vagas

A Secretaria de Administração Penitenciária, SEAP, do Estado do Pará, está com quase 2 mil vagas abertas para serem preenchidas através do novo concurso público a ser realizado agora, no ano de 2021. Recentemente, o órgão publicou o edital no Diário Oficial que consta vagas em que a remuneração chega a ser mais do que R$ 2.800,00 reais (dois mil e oitocentos reais). Para saber mais, acompanhe o artigo abaixo!

Veja também:
Concurso da polícia militar PI 2021: inscrições e como participar
Exército EsFCEx 2021: concurso com 170 ofertas
Confira concurso oferecido pela marinha Brasileira

Sobre o concurso público da Polícia Penal:

O SEAP do estado do PA publicou recentemente o edital nº 01/2021 referente ao concurso público que visa contratar 1.646 agentes penitenciários e chamar 299 pessoas para ficarem na lista de espera desses cargos. Em linhas gerais, esses cargos são destinados às pessoas que possuem o ensino médio completo e que podem trabalhar em uma das várias cidades do estado que estão à procura de profissionais capacitados. No que diz respeito à prova, ela será realizada pelo CETAP, que é o Centro de Extensão e Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional.

Quais são as vagas disponíveis neste concurso e onde elas estão localizadas?

Basicamente, as vagas que estão disponíveis neste concurso são para homens e mulheres que têm interesse em se tornar agentes penitenciários. Descritivamente, os cargos são:

  • Mulheres: Xingu (6 vagas), Tocantis (11 vagas), Tapajós (7 vagas), Rio Capim (6 vagas), Marajó (3 vagas), Jago Tucuruí (9 vagas), Guamá (113 vagas), Guarajá (128 vagas), Carajás (29 vagas), Caeté (12 vagas), Baixo Amazonas (27 vagas), Araguaia (3 vagas).
  • Homens: Xingu (28 vagas), Tocantins (82 vagas), Tapajós (36 vagas), Rio Capim (51 vagas), Marajó (24 vagas), Jago Tucuruí (28 vagas), Guamá (358 vagas), Guarajá (433 vagas), Carajás (79 vagas), Caeté (76 vagas), Baixo Amazonas (69 vagas), Araguaia (28 vagas).

O que faz um Agente Penitenciário?

Na descrição do cargo, um agente penitenciário possui algumas atribuições básicas. Por exemplo, ele é responsável para vigiar e custodiar os presos, aplicar práticas que garantem a segurança, disciplinar os presos, garantir a segurança de quem está dentro e quem está fora da unidade, fazer revistas tanto em quem está preso quanto nas instalações e nos visitantes, fazer o acompanhamento de presos em seus deslocamentos, monitorar os presos através de câmeras, alarmes, entre outras coisas e garantir que os direitos dos presos sejam cumpridos.

Como vai funcionar o concurso da SEAP PA?

O concurso da SEAP PA, que tem por objetivo contratar profissionais para atuar na área de Agente Penitenciário, de acordo com o edital nº 01/2021 (que regulamenta o processo seletivo), está programado para acontecer em cinco etapas. A primeira dela diz respeito a uma prova de conhecimentos gerais; a segunda, uma avaliação psicológica; a terceira, exame médico; a quarta, uma prova para testar aptidão física; por fim, será feito uma investigação de antecedentes. Todas essas etapas são de caráter eliminatório e apenas o exame de habilidades é de caráter classificatório.

No que diz respeito à prova escrita, como dito anteriormente, ela será elaborada, aplicada e corrigida pelo CETAP, que é o Centro de Extensão e Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional. Com 50 questões de conhecimentos específicos, direito processual penal, direito penal, direito administrativo, direito constitucional, lei de execução penal e língua portuguesa, essa prova criará um ranking com os candidatos e as outras etapas servirão apenas para comprovar esse ranking.

Como se inscrever?

Se você ficou interessado em fazer a prova deste concurso público, pode se inscrever através do site oficial da banca avaliadora (https://www.cetapnet.com.br/informacoes/155/ ) entre os dias 06 de julho até o dia 08 de setembro do ano de 2021. A inscrição só será confirmada mediante o pagamento da taxa de inscrição que custa R$ 50,00 (cinquenta reais) ou então mediante à isenção dessa taxa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *