Concurso IME

Concurso IME 2021/2022: editais e inscrições; 92 vagas

Sabemos que passar em um concurso público é o sonho de muitas pessoas devido à estabilidade e os altos salários dependendo do órgão em que você venha a se inscrever. Atualmente diversos órgãos espalhados pelo Brasil estão com vagas em aberto e as Forças Armadas são altamente cotadas. Atualmente o Exército do Brasil conta com 92 vagas em aberto para o Instituto Militar de Engenharia. O concurso vem passando por algumas alterações tanto em seu número de vagas como nas datas das provas.

Há dois editais em aberto, um para Oficiais da Ativa (candidatos que desejam seguir carreira militar) e outro para Oficiais da Reserva (candidatos que não desejam seguir carreira militar). Atualmente todas as condições estão expostas nos editais nº 2/2021 e 3/2021 publicados para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais do Quadro de Engenheiros Militares da Reserva (CFG/RESERVA 2021/2022) e da Ativa (CFG/ATIVA 2021/2022). Confira mais detalhes sobre o concurso público neste artigo.

Veja também:
Novas vagas de emprego anunciadas pelos Concursos CRN
Prefeitura de Reduto MG – Confira tudo sobre as vagas
FME de Catalão: vagas para a área de educação

Vagas do Concurso IME

A princípio, o concurso IME 2021/222 contava com a seguinte disposição de oferta de vagas:

  • 77 vagas para Oficiais da Ativa sendo 62 para ampla concorrência e 15 vagas para candidatos negros 
  • 21 vagas para Oficiais da Reserva sendo 17 para para ampla concorrência e 4 vagas para candidatos negros 

Porém com a retificação do edital, as vagas ofertadas passaram a ser de 80 para Oficiais da Ativa (64 de ampla concorrência e 16 para candidatos negros) e 12 para Oficiais de reserva (10 de ampla concorrência e 2 para candidatos negros).

Pré-requisitos para ser aprovado no IME 2021/2022

Para ser um Oficial da Ativa você deve ser um brasileiro homem ou mulher naturalizado, no caso das mulheres é preciso ter sido voluntária para o serviço militar, é necessário possuir formação educacional de ensino médio, não ter sido desligado de algum órgão militar por motivos disciplinares, não ter realizado atos ilegais nos últimos 5 anos, estar em dia com suas obrigações militares se for homem, estar regularizado em suas obrigações eleitorais, não possuir tatuagens com ilustrações proibidas conforme exposto no edital, ter entre 16 e 22 anos até o período de matrícula após aprovação do concurso (31 de dezembro) e possuir altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e altura mínima de 1,55m, para o sexo feminino.

No caso do Oficial de Reserva, os pré-requisitos são idênticos ao de Oficial da Ativa, a única alteração seria na idade permitida, pois o máximo neste caso é de 21 anos até  o período de matrícula após aprovação do concurso (31 de dezembro).

Inscrição para o concurso IME 2021/2022

Para conseguir se inscrever nos concursos, os participantes devem acessar o site do IME. O período de inscrição inicial tanto para as provas de Oficial de Reserva como Oficial da Ativa é de 30/06/2021 à 17/08/2021. A taxa de inscirção é de 100 reais, porém você poderá conseguir isenção caso esteja inscrito no CadÚnico e conseguir ocmprovar baixa renda, se você for doador de medula óssea e se for um dependente de algum ex combatente morto ou incapacitado em ação. 

Etapas do concurso concurso IME 2021/2022

Quem se inscrever no concurso do IME, seja para Oficial de Reserva como Oficial da Ativa, deverá passar por cinco etapas de avaliação sendo elas: Exame Intelectual, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e Procedimento de Heteroidentificação. Confira mais detalhes sobre cada uma delas:

Exame intelectual

O exame intelectual é a primeira etapa do processo seletivo e possui duas etapas. Essas etapas consistem em uma prova objetiva inicial e caso o candidato seja aprovado para a segunda fase, realizará uma prova discursiva e objetiva. O primeiro exame tem uma duração de quatro horas e será realizado em diversas cidades do Brasil como Rio de Janeiro, Vila Velha, São Paulo, São José dos Campos, Porto Alegre, Campinas, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba,  Recife, Belém, Campo Grande, Fortaleza, Teresina, Brasília, Goiânia e Manaus. A primeira prova será realizada na provável data de 10/10/2021 nas com início às 13:30, possuindo 40 questões (15 de matemática, 15 de física e 10 de química). Já na segunda fase, haverá cinco provas discursivas nas disciplinas de  Matemática, Física e Química, Inglês e Português. Todas essas etapas possuem caráter de eliminação e classificação. Cada prova da segunda fase possui 10 pontos e é necessário atingir pelo menos a nota mínima de 4 pontos em cada prova.

Inspeção de saúde

A inspeção é realizada por um conjunto de médicos que trabalham no IME na cidade do Rio de Janeiro. É necessário comparecer com diversos documentos relacionados a saúde como caderneta de vacinação e laudos de exames complementares, tais como hemograma, tipo sanguíneo, anti-HIV, eletrocardiograma, exame toxicológico, entre outros que indiquem que o candidato possua saúde física para realizar o curso.

Exame de aptidão física

Para ser aprovado nos exames de aptidão física você terá direito a duas chances na realização das tarefas em dias diferentes caso você falhe na primeira tentativa. Para os homens é necessário se submeter a uma corrida de 12 minutos de duração e percorrer 2,1km e conseguir realizar 30 abdominais supra além de 12 flexões. No caso das mulheres é necessário se submeter a mesma corrida de 12 minutos num trajeto de 1,85km e conseguir realizar 27 abdominais supra e 10 flexões de braço. 

Avaliação psicológica

Essa etapa é a mais subjetiva e realizada também pelo IME no Rio de Janeiro, em que os candidatos passam por um teste psicológico para analisar seu intelecto e identificar traços de personalidade e comportamentos.

Procedimento de heteroidentificação

Esse é um procedimento que gera muita polemica mas ainda é realizado pelo exercito, em que os candidatos que se inscreveram tanto como negros como em ampla concorrencia possam declarar sua orientação sexual e haverá uma comissão para analisar se julgam as informações como verídicas. 

Concurso IME 2021/2022 – Curso de Formação

Se você conseguir passar por todas essas etapas, será necessário passar por um Curso de Formação no próprio Instituto Militar de Engenharia, que fica no Rio de Janeiro. Tanto para Oficiais da Ativa como de Reserva, o curso apresenta uma duração de 5 anos e formará Engenheiros Militares com a possibilidade de especialização das áreas de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação. Os aprovados ganharão os benefícios de farda, alimentação inclusa, assistência médica, psicologia e dentária, alojamento e um salário inicial de R$1.334,00.Após formados, os candidatos recebem o cargo de Primeiro-Tenente podendo a receber salários de R$8.245,00.